Caracterização Tecnológica de Rejeitos

A caracterização tecnológica de minérios é uma etapa fundamental para o máximo aproveitamento de um recurso mineral.

Estuda aspectos específicos da mineralogia de amostras, e as informações obtidas são utilizadas para o desenvolvimento e otimização das etapas, além de fornecer os subsídios necessários para o correto dimensionamento da rota de processos, melhorar o seu rendimento global, determinar e quantificar todo conjunto mineralógico, definir quais são os minerais de interesse, e a partição do(s) elemento(s) útil (úteis) na amostra (caracterização mineralógica). Também estuda a textura da rocha, definindo o tamanho de partícula necessário para liberação do(s) mineral (ais) de interesse de sua ganga, e definem-se diversas propriedades físicas e químicas destas partículas que darão auxílio na escolha do método de concentração mais adequado.

“O aumento da recuperação de mineral útil é uma vantagem competitiva preponderante para o sucesso futuro dos empreendimentos mineiros”

A exploração do minério inevitavelmente gera rejeitos. Devido as particularidades de cada minério, recomenda-se que toda empresa mineradora invista em meios de reaproveitamento dos seus rejeitos, já que aquelas que apostam na gestão dos mesmos, contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridas, apresentam vantagens ambientais e econômicas, principalmente devido a redução do volume de barragens de rejeitos (eficiência e segurança operacional).

Já existem tecnologias que possibilitam o aproveitamento de 100% desses resíduos, e sua transformação em co-produtos que podem ser aplicados em outras áreas (na construção civil, como insumo agrícola e na infraestrutura viária).

“Não são tecnologias caras, mas que ainda precisam ser mais bem compreendidas, especialmente em relação ao custo-benefício alcançado”

Assim, a caracterização dos rejeitos de mineração faz-se necessária para o melhor aproveitamento dos mesmos.

Uma vez viabilizado seu reuso, minimiza-se o impacto ambiental e cria-se receita, onde antes havia apenas despesas.

consulte também ENSAIOS DE LABORATÓRIO