BENEFICIAMENTO MINERAL & MEIO AMBIENTE
A situação ideal para a atividade mineral é que o produto da lavra seja integralmente aproveitado, ou seja: que todos os minerais contidos no minério lavrado sejam aproveitados economicamente. Essa não é, entretanto, a realidade. Normalmente o produto da lavra é beneficiado gerando um concentrado e um rejeito. Quando os rejeitos contêm muitos minerais de interesse econômico, significa que os procedimentos utilizados no beneficiamento não foram bons, caracterizando o que se chama: BAIXA RECUPERAÇÃO no beneficiamento. Essa baixa recuperação, além de significar perdas financeiras significativas, leva a um aumento excessivo do volume de rejeitos que serão dispostos no meio ambiente.
“Logo, o beneficiamento de minérios, quando bem feito, contribui para diminuir o volume de rejeitos e, conseqüentemente, para minimizar impactos ambientais e custos operacionais”
A grande diversidade de bens minerais e de processos formadores de cada depósito torna cada ocorrência única, exigindo o desenvolvimento de um processo de beneficiamento sob medida, adequado a cada caso.
Nesse sentido, realizamos o levantamento, estudo e ajuste do circuito de beneficiamento, com o correto dimensionamento dos equipamentos envolvidos em cada etapa:
- Britagem
- Classificação
- Moagem
- Concentração
- Espessamento
- Clarificação
- Filtragem
- Bombas e Tubulações
consulte também REQUERIMENTOS DNPM